16 janeiro 2018

Ovo frito



Conforme havia escrito, o assunto sobre a preparação de ovos é por demais extenso. Assim, neste capítulo, vou expor a fritura dos ovos. Muito marmanjo pensa tratar-se de sentar pelado numa chapa quente. Não, não é nada disso.

Um japonês entra numa loja de lingerie do shopping e pergunta à vendedora se ela tem sutiã.

A balconista pergunta qual o número desejado. O oriental responde que não sabe o número usado pela esposa. A moça, para auxiliar, pergunta se os seios dela teriam o tamanho de dois melões. O comprador retruca que são menores. Ela volta a perguntar se os seios dela teriam o tamanho de duas laranjas. E o comprador torna a responder que são menores. A vendedora então pergunta se os seios teriam o tamanho de dois ovos. O japonês responde feliz que sim, dois ovos fritos.

Esta pequena história é apenas para ilustrar e reavivar a memória, uma vez que esta receita não é acompanhada de fotografias coloridas.

Pensei em começar a receita dizendo que não se fazem omeletes sem quebrar os ovos, mas a receita é sobre ovos fritos, então não cabe o dito popular.

Este é um dos meus pratos prediletos. Preparo e saboreio ovos fritos desde a adolescência. Esta é uma receita testada e retestada em que não existe o menor perigo de erro. Agora que passei dos cinquenta, posso afirmar que sou expert na arte de fritar ovos.

Em uma frigideira pré-aquecida coloco quatro fatias de beicon. Quando ameaçarem ficar crocantes, adiciono duas colheres caprichadas de manteiga e espero até que derreta e doure. Coloco dois ovos, preferencialmente caipiras, acrescento uma pitada de sal e um pouco de pimenta-do-reino em . Fecho com uma tampa, para não engordurar o fogão.

Agora basta esperar uns três minutinhos e terei os mais deliciosos e apetitosos ovos fritos da face da terra. Separo um pão francês ou então uma porção de arroz para pousar a fritura. Enxugo a saliva que está correndo pelo canto da boca.

Abro a tampa.

Aargh! Socorro! Fritei ovos e o que aparece?

Colesterol! HDL! LDL! Triglicerídeos!




Escrito para “Pepino e farofa”, época em que os ovos ainda eram um terror, os vilões, do colesterol da humanidade. 
Ah, - o livro não tem imagens , mas o blog pode ter.

Nenhum comentário:

 
Search Engine Optimisation
Search Engine Optimisation