19 setembro 2016

Tempero de família


Cozinheiro sofre.  Principalmente com a concorrência dos reality’s cooker's.
Sofre só até achar o prato certo.
Precisa ser saudável, fácil, sem frescuras e preferencialmente econômico. Ser gostoso e boa apresentação são condições para todos os pratos, então não carecem ser mencionados. Mas um nome sofisticado, francês, agrega valor.
Se você não quiser a receita, leia só os dois últimos parágrafos.
Para os parisienses é frango com quiabo, um prato caipira. Mas, para mim, analfabeto culinário, acho até difícil de pronunciar, ratatuille, é sofisticação em primeiro grau.
Fui até a mercearia perto de casa. Providenciei quatro tomates vermelhos escuros, bem maduros, outros três tomates italianos por serem mais compridos que redondos, uma abobrinha, uma berinjela e quatro cebolas médias – três roxas para dar um colorido legal. Pedi ao atendente um raminho de alecrim, um de manjericão e outro de tomilho. Alho eu não precisava comprar.
Em casa coloquei o avental que me transforma de leigo em cozinheiro.
Comecei com o molho. Na panela aqueci meia xícara de azeite, acrescentei rodelas da cebola comum.
Piquei dois dentes de alho e juntei às cebolas
Descartei as sementes dos três tomates maduros e cortei em pedaços pequenos.
Quando a cebola estava amarelando somei os tomates à panela. Acrescentei os ramos desfolhados de alecrim, tomilho e manjericão. 
— Não conte para ninguém, mas em vez de sal usei dois cubinhos de bacon. 
A minha páprica picante acabou, mas como gosto de pimenta juntei meio dedo-de-moça picado.
Esperei desmanchar o tomate, desliguei o fogo, esperei esfriar um pouco e coloquei no processador.  Depois voltei o molho para a panela para engrossar um cadinho.
— Caraca!  Quase esqueci  de colocar o vinho na geladeira (poderia ter sido a cerva no freezer).
Fatiei os tomates italianos, as cebolas roxas. Deixei para fatiar a abobrinha e a berinjela para a última hora porque escurecem.
Despejei o molho num refratário e dispus as rodelas alternando os legumes.
— Bem que eu poderia ter comprado um pimentão amarelo!
Fotografei com o celular, antes e depois de assar e disparei a imagem via whatsapp para Santa Catarina.




Nos 40 minutos que assava 200oC  lavei a louça, estendi a toalha branca na mesa, tomei uma chuveirada, fiquei cheiroso. Mentalmente amarrei o Rodrigo Hilbert e acendi uma vela para a Fernanda Lima.

Nenhum comentário:

 
Search Engine Optimisation
Search Engine Optimisation