01 maio 2011

O único final feliz para uma história de amor é um acidente – JP Cuenca - crítica

O único final feliz para uma história de amor é um acidente de João Paulo Cuenca, Editora Companhia das Letras, é um romance com altas doses depressivas que demora a fisgar o leitor no anzol. Entretanto, uma vez fisgado, é impossível fugir.

O cenário é em Tóquio, onde um pai, voyer, espiona, invade e oprime abusivamente a vida do filho. Sempre, 24 por dia, câmaras e gravadores registram movimentos, conversas e intimidades. O pai estimula a vida sexual do filho para se aproveitar das imagens. O filho tem conhecimento, mas não consente com as atitudes paternas, como num estupro.

O pai, octogenário, oculta suas ações da sociedade atrás de uma fachada de poeta, líder de tradições literárias.

O autor imprime verossimilhança a fatos impossíveis como uma mulher robô construída especialmente para atender devaneios do velho poeta. O autor convence tão completamente que os delírios sofridos pelo protagonista transformam a opressão e mania de perseguição em imagens que confundem o leitor entre realidade e ficção.

A minha leitura foi muito rápida, merecia volta para reflexões e melhor entendimento das intenções do autor. Por sorte participo de um grupo de leitura* onde destrinchamos o pescador que nos fisgou.



* – Grupo de Leitura do Departamento de Teoria Literária da Universidade de Brasília.

4 comentários:

Glauber Vieira disse...

Interessante a temática do livro.

Glauber Vieira disse...

Interessante a temática do livro.

Glauber Vieira disse...

Interessante a temática do livro.

Rayssa Vasconcelos. disse...

bastante Cômoda, porém "interessante" (como foi dito).
Gosto de temáticas pesadas como "estupro, sadismo, masoquismo, corrupção, boemia, vícios no gerais, menos drogas(maconha, cocaína etc...), porque acho que isso é abusivo demais já que penetra na nossa realidade fortemente, mas se for colocada como oculta e der uma linha para a historia e nao uma característica fica ok, mas então , realmente interessante.

 
Search Engine Optimisation
Search Engine Optimisation