27 abril 2011

Meu convite para o casamento de William e Kate

Nada de extravagância, centenas de famosos ou muitos membros da alta sociedade britânica. O príncipe e a futura princesa Kate Middleton apostaram em uma celebração íntima, mesmo que ela tenha pompas de evento de estado. A Clarence House divulgou a lista com as presenças confirmadas para participar da celebração. O documento lista os nomes de reis, rainhas, diplomatas e membros do governo, mas também revela, sobretudo, a identidade de amigos e pessoas ligadas ao casal. CB – Mundo, 24/04/2011.



Abri a caixa de correspondências e lá estava o envelope com o convite. – Yes! Eu recebi! – Um cartão branco, duro, um pouco menor que uma folha de papel A4, com bordas chanfradas em ouro e letras douradas. Logo abaixo da insígnia da avó de William, a Rainha Elizabeth, estava o meu nome: Mr. Roberto Klotz.

Ah, como esperei por este momento. Eu tinha certeza que Kate não me decepcionaria. É bem verdade que cheguei a duvidar.

Durante os últimos dois meses verifiquei a caixa de correspondência umas quinhentas vezes. Nesta semana eu me cansei de virar a chave e espiar no escaninho: instalei uma poltrona ao lado. – O Santa Ansiedade! – Tudo porque os convites para o casamento do Príncipe William foram distribuídos em fevereiro, estávamos às vésperas do casamento, abril, e o meu não chegava.

Enviei cartas, bilhetes, torpedos, telefonemas, telegramas e tuitadas cobrando o meu convite. O chefe de cerimonial finalmente retornou uma mensagem de desculpas com a informação de que os convites impressos foram insuficientes e que a pressão de autoridades, celebridades e pessoas do mundo inteiro era enorme, mas que o Palácio mandara confeccionar especialmente apenas mais três convites. O meu estaria entre eles.

Voltei a olhar para o convite. Confirmei o meu nome mais uma vez, posso dizer que estou feliz e realizado. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, não foi convidado. O Exterminador do Futuro, Arnold Schwarzenegger, não foi convidado. Lady Gaga, que dispensa apresentações, não foi convidada. O bruxo Harry Potter não foi convidado. Eu fui. – Isso não é o máximo?

Leio, um pouco abaixo, que a vestimenta sugerida é o uniforme militar, um fraque ou ainda um terno de negócios.

Isso me assusta um pouco. Jamais usei um traje militar, não tenho fraque e o meu terno é um paletó com uma mancha de gordura na manga esquerda. Talvez eu tenha que cortar as mangas.

No convite ainda há um cartãozinho informando o meu lugar na Abadia de Westminster. Será ao lado da Victoria Beckham. – Nada mau.

Reviro o envelope, procuro e não encontro a passagem de avião nem os vouchers para o hotel, conforme combinado. – Assim não dá. Acho que não querem que eu vá!

Eu já tinha escrito a dedicatória, um livro diferente, de minha autoria, para cada um dos noivos. Embrulhei em papel prateado com uma fita vermelha. Em vez de entregar pessoalmente, colocarei num envelope pardo e postarei no correio. O casal saberá como é doloroso esperar ansiosamente na frente da caixa de correspondência.



Mais um texto, o 38.o sem interrupções, inspirado em matéria publicada no Correio Braziliense da semana. Sempre às 4.as com o mesmo tamanho, o de uma coluna de jornal.

6 comentários:

Daniel Mata Roque disse...

Muito bom. Colocando de maneira bastante cômica o assunto mais comentado do momento.

Klotz disse...

Muito obrigado, Daniel.
Ontem à noite eu tive a oportunidade de interpretar o texto num sarau. Foi difícil saber quem se divertiu mais, a platéia ou eu.
Houve quem quisesse comprar o meu convite. Ele é pessoal e intransferível, argumentei.
Na verdade penso em cortá-lo em mil pedaços e vender cada pedacinho por uns cem Reais. Aí poderei ir ao próximo casamento real com um terno novinho.

Klotz disse...

Em 29/04 postei a crônica na comunidade orkutiana Bar do Escritor e recebi os cometários abaixo:

Fulana - Klotz, sugiro que você presenteie a princesa Kate com uma máquina de tear com uma agulha enfeitiçada que congelará o reino e fará a princesa dormir por 100 anos.

Fulana - Eu ri da sua história >.<

João Marques - Criatividade de cronista de primeira linha...

Véio China Ψ -hahahaha.
Eu também ri, mestre!
Bacanão!
hahahaha.

Allanna - ahhahaha Sou fã de tuu, seu Klotz!! adorei!!

Dom Ramon - Muito criativo.
Lady Gaga, que dispensa apresentações, não foi convidada
estava na saideira da noite.

Roberton - Eita xarazón, perfect! A fluidez da leitura ta cada vez melhor!
Ingrid - Muito bom. me fez rir um pouco, tava precisando.bjs

Klotz - Fulana, João Marques, Véio China, Allana, Dom Ramon, Xarazón, Ingrid - Apesar de estar sumido do BDE vocês não esqueceram dos meus escritos. Obrigado por massagerem meu ego com tanto carinho.

Tomarei a liberdade de copiar os comentários para o meu blog.

Klotz disse...

Poetinha - És fodástico Klotz

Jarbas G. - fizeste muito bem, Klotz! vai que eles quisessem se promover às tuas custas, declarando que a lua-de-mel foi Pepino com Farofa, êim?

LeonardoQuintela - hehe. o humor de sempre.

Vivian - tá bom. kkkkk

Wilson R. - Como de praxe, um belo e espirituoso texto do nosso cronista de plantão.
Abraços, mano Klotz.

Ruth - Bom de ler, Roberto!

ღRaquel Ordonesღ - show de criatividade...!!!

Klotz - Poetinha, Jarba Siebiger, Sapo Léo, Vivian Galad, Wilson Xará, querida Anja, Raquel Ordones - Antigos e novos amigos orkutianos sempre aplaudindo e incentivando. Obrigado.

Klotz disse...

Celso – Excelente, como de costume, com seu humor inconfundível e precisão na escrita. Não tem como não gostar.

olga – forever fã Forever fã...

Klotz – Celsão e Olguita – obrigado também

Klotz disse...

Cris... – Gostei do texto.

Creito – hehhehehee
a Fulaninha é uma graça;
bacana a crônica.
o bom e sempre novíssimo klotz.

Creito – Jamais usei um trajei militar sobrou um i aqui?

Glauber – Gostei do texto, o final fechou muito bem.

Fulana – A Angela Bismarchi copiou sua idéia e mandou o livro dela para a princesa como presente de casamento: "10 mandamentos do amor" traduzido e legendado (sic).

Larissa Marques – Klotz,
pois bem, eu nem fui convidada...
adorei o toque de humor que é sua marca, maravilha!
beijo!

Klotz respondeu

Obrigado Cris.

Eu, você, Creito, e a torcida do Flamengo, também achamos a fulaninha Kate uma graça.

Obrigado Glauber, sempre presente aos meus devaneios.

Essa Angela Bismarchi, Fulana, poderia ter enviado algumas fotos do silicone que levariam mais alegria que o livro.

Obrigado, Larissa, se tenho o toque do humor, você tem o toque da gentileza.

 
Search Engine Optimisation
Search Engine Optimisation