30 agosto 2012

Travessuras da menina má


Travessuras da menina má

Autor: Mario Vargas Lhosa

Editora: Ponto de leitura


400 páginas

Uns R$ 23,00

Jamais havia lido Mario Vargas Lhosa. Sabia que fora vencedor recente de um Nobel de Literatura e que é peruano.

Confesso que o tamanho do livro – 400 páginas – não foi nada estimulante para o início da leitura. É que tenho o péssimo costume de ir até o fim em todas as minhas leituras, independentemente se gosto ou não.

Mas já na primeira página o livro atiçou a minha curiosidade. É que eu esperava de um escritor de Prêmio Nobel de Literatura um linguajar austero, de frases longas e palavras cabeludas. Ao contrário, encontrei um contador de histórias amigável como se estivesse sentado no sofá da minha sala.

A história pode ser resumida em: um sujeito se apaixona por uma colega de escola que não lhe dá a menor trela nem esperança. A paixão vira uma espécie de idolatria onde um lambe o chão do outro que ignora solenemente a existência do primeiro. Ele é tradutor enquanto ela é alpinista social. A história começa em Lima, no Peru, avança para Paris da revolução feminista, continua na hippie londrina e termina em Barcelona, sempre com riquíssimas descrições dos cenários, das geografias e dos momentos históricos.

Mas a grande riqueza da história está no entrelaçamento de personagens de riquíssimas biografias. Vai escrever bem , lá longe!

Este livro também foi escolhido pelo nosso Clube de Leitura. Pela primeira vez houve unanimidade. Todos gostaram muito. Todos terminaram de ler e, para minha surpresa, três colegas leram o livro duas vezes.

2 comentários:

Angela Ottoni Delgado disse...

Tendo lido "El lenguaje de la pasión", foi com grande interesse que adentrei "Travesuras de la niña mala".
Pelo visto, temos algo em comum, o gosto pelos mesmos livros.

Angela Ottoni Delgado disse...

Preciso esclarecer que o comentário acima foi excluído por mim, Angela, por causa de um erro de digitação...

 
Search Engine Optimisation
Search Engine Optimisation