15 março 2016


Orgulho e preconceito
Jane Austen
Editora L&PM
R$ 20,00
400 páginas






Ler Orgulho e preconceito foi receber no rosto um tapa de luvas.
Sem conhecer ou ter conversado a respeito, imaginei tratar-se de um livro menor, chato até, uma historinha para senhoras desocupadas. Meu pré-julgamento, foi errado. Meu pré-conceito falhou. O livro é sensacional, como pode ser menor um livro com 20 milhões de cópias vendidas? Ninguém disse isso para mim! Descobri depois.
Durante a leitura, senti-me uma senhorinha sentada num sofá rodeado de primas solteironas, velhas ociosas e vizinhas mexeriqueiras revelando em detalhes todos os sentimentos que se passam nas relações entre conhecidos. Nada, nenhum gesto ou palavra passa despercebido pelos personagens. Tudo é observado e revelado com inteligência e astúcia pela brilhante escritora. Jane Austen remexe caráter, psicologia e comportamento dos personagens com maestria.
Falando em personagens, adianto que são pelo menos vinte os que se destacam na história. E, felizmente encontrei, antes da leitura, um organograma indicando quem são e quais as relações entre si, facilitando a compreensão.
A história se passa na sociedade do interior da Inglaterra no final dos anos 1700, época em que as mulheres da alta sociedade não trabalhavam – como, a bem da verdade, hoje também não trabalham.
A primeira frase do romance é um resumo bem elaborado do que nos aguarda : “É verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro em posse de boa fortuna deve estar necessitado de esposa.” E se o assunto gira em torno de casamento, é de se esperar uma histórias de amor.
Mrs. Bennet é uma mãe superprotetora, que sabe que o único futuro para as cinco filhas é um bom casamento. A maternidade e superproteção são qualidades que contrastam com a sua falta de percepção e inteligência. O pai, Mr. Bennet, aparentemente num papel menor, acaba se destacando por omissão e pulso fraco.
A segunda filha, Elizabeth e o milionário Fitzwilliam Darcy, ambos solteiros, são os protagonistas. Como em toda de amor os principais personagens precisam vencer obstáculos para alcançar o final desejado. Os obstáculos estão no título do livro: orgulho e preconceito.
Darcy, mimado e cercado por bajuladores de desde a infância é orgulhoso. É surpreendido pela sinceridade de Elizabeth que o pré julgou de forma equivocada a falta de humor do ricaço.
 Além do livro, vi o filme, que apesar dos espetaculares cenários, vestuário de época e atores de primeira grandeza, é apenas uma fraca sombra do livro.

Independentemente da edição que escolher, da mais simples à mais luxuosa, acredito que o organograma e uma pequena biografia dos personagens facilitem a leitura.




Personagens
·         Elizabeth Bennet é a protagonista e o leitor observa os acontecimentos, na verdade, sob o ponto de vista dela. Segunda filha dos Bennet, 21 anos, é inteligente, atraente, alegre e sincera, mas tem uma tendência a julgar as pessoas pelas primeiras impressões e, talvez, selecione algumas dessas impressões como base para seu julgamento. Não leva desaforo pra casa e é tolerável. Elizabeth é mais próxima com seu pai, sua irmã Jane, a tia Mrs. Gardiner e a amiga Charlotte Lucas.
·         Fitzwilliam Darcy é o protagonista masculino. Com 28 anos, solteiro, Darcy é o proprietário da famosa mansão Pemberley, em Derbyshire. Bonito, alto e inteligente, mas socialmente reservado, seu decoro e retidão morais são vistos por muitos como um excessivo orgulho devido ao seu status social. Gosta dos olhos de Elizabeth. Causa uma impressão ruim em estranhos, mas é muito valorizado pelos que o conhecem na intimidade.
·         Mr Bennet mora em Longbourn com a esposa, Mrs Bennet e tem 5 filhas. Um culto e inteligente cavalheiro que não aprova a frivolidade da esposa e das 3 filhas mais novas. Tem um bom relacionamento com as duas filhas mais velhas, Jane e Elizabeth, às quais parece preferir às outras filhas e à esposa.
·         Mrs Bennet é a esposa de Mr Bennet e mãe de Elizabeth e suas irmãs. Frívola, ansiosa, inadequada e pouco inteligente. É suscetível a ataques, tremores e palpitações. Suas maneiras em público causam embaraço em Jane e Elizabeth. Sua filha favorita é a mais jovem, Lydia, a quem tudo permite.
·         Jane Bennet é a mais velha das irmãs Bennet. Tem 23 anos quando a história começa, e é considerada a mais bela jovem do local. Seu caráter contrasta com Elizabeth, pois é doce, reservada, sensível, e, tímida, o que faz com que muitas vezes esconda seus reais sentimentos. Não possui malícia, vê apenas o lado bom das pessoas.
·         Mary Bennet é a mais franca das irmãs Bennet e prefere, ao invés de costura, a leitura; esforça-se para se instruir, mas não tem nem genialidade, nem gosto. No baile em Netherfield, ela constrange sua família ao cantar muito mal.
·         Catherine "Kitty" Bennet é a 4ª irmã Bennet, tem 17 anos, é teimosa e tão tola quanto sua irmã Lydia, e vive à sombra dela.
·         Lydia Bennet é a mais jovem das irmãs Bennet, tem 15 anos. Frívola e teimosa. Socialmente, gosta de flertar com os militares que estão alojados em Meryton. Domina sua irmã Kitty e é defendida, sempre, pela mãe. Após sua fuga e casamento com Wickham, ela não demonstra remorso pelo embaraço que suas ações causaram para a família, Ao contrário, age como se tivesse feito algo maravilhoso, e como se suas irmãs tivessem inveja de sua situação.
·         Charles Bingley é um jovem cavalheiro que aluga uma propriedade em Netherfield, perto de Longbourn, no início da história. Tem 22 anos, é bonito, generoso, forte e contrasta com seu amigo Darcy por ser mais alegre, brincalhão e charmoso, ficando muito popular em Meryton. Bingley é, porém, facilmente influenciável pela opinião das outras pessoas.
·         Caroline Bingley é a irmã esnobe de Charles Bingley. Com intenções de se relacionar com Darcy, ela observa Elizabeth Bennet com muita inveja, e frequentemente dirige sutis ofensas à Elizabeth e família.
·         George Wickham é um antigo conhecido de Darcy, de infância, e um oficial que está alojado perto de Meryton. Carismático, superficialmente charmoso, rapidamente faz amizade com Elizabeth Bennet, e mente vários fatos sobre Darcy, incentivando a impopularidade dele na sociedade local.
·         William Collins, 25 anos, é clérigo e primo e herdeiro de Mr. Bennet, que não tem filhos homens. É descrito como insensível e interesseiro. Se humilha e se submete às ordens de Lady Catherine de Bourgh, a quem serve e venera. Considerado pomposo por Mr Bennet, Jane e Elizabeth, há rejeição de seu pedido de casamento a Elizabeth. Em seguida casa-se com a melhor amiga de Elizabeth, Charlotte..
·         Lady Catherine de Bourgh é uma aristocrata dominadora, poderosa e orgulhosa, que humilha mesmo s que a servem e a rodeiam como o Mr. Collins, que atende todos os seus desejos. Elizabeth não se intimida e a enfrenta.
·         Mr Gardiner é irmão de Mrs Bennet, é um homem de negócios sensível e cavalheiro, que tenta ajudar Lydia quando ela foge com Wickham. Sua esposa tem bom relacionamento e amizade com Elizabeth e Jane. Jane fica se hospeda na casa deles quando vai a Londres. Elizabeth viaja com eles para Derbyshire, quando reencontra Darcy.

Locais
Meryton: Cidade fictícia próxima a Londres e onde está o acampamento dos militares.
Longbourn: casarão dos Bennet, próximo a Meryton. Longbourn sera herdada por Mr. Collins na morte do Mr. Bennet.
Netherfield: mansão de Bingley próxima a Longbourn.
Rosings: mansão de Lady Catherine de Bourgh's na cidade de Hunsford. Mr. Collins reside nas imediações.
Pemberley: palácio de Mr Darcy em Derbyshire.
Hertfordshire: Condado ou estado onde Longbourn, Netherfield, e Meryton estão situados.
Hunsford: cidade onde Lady Catherine e Mr Collins vivem.
Brighton: cidade para onde o acampamento dos soldados se desloca depois de Meryton.
Derbyshire: condado onde está o palácio Pemberley de Mr. Daisy.




Nenhum comentário:

 
Search Engine Optimisation
Search Engine Optimisation